E para dar início aos trabalhos do blog, vamos falar sobre Bitcoin, qual a origem e porque se tornou a primeira e principal moeda digital da atualidade.
Esse será o primeiro de uma série de posts desvendando o mundo das criptomoedas.
Conheça a história do Bitcoin!
O Dinheiro
Antes de falar sobre como o Bitcoin surgiu, vamos falar um pouco sobre o dinheiro.
Sem entrar profundamente na história do dinheiro, desde a era do escambo quando o comércio era feito a base de troca de mercadorias, passando pelas moedas de ouro e prata, até os dias atuais, o dinheiro sempre foi e continua sendo de alguma forma físico, no fim as as moedas fiduciárias são ainda baseadas em papel moeda.
Mesmo quando falamos em pagamentos eletrônicos, bancos digitais, os depósitos em contas correntes são uma promessa de pagamento que acaba, em ultima instância, sendo um direito de receber o papel moeda, ou seja, a moeda fiduciária ainda que circule em sua maioria já em meio digital não é puramente digital.
Além de não ser digital é controlada pelos bancos centrais que podem emitir mais moeda a qualquer tempo e ao mesmo tempo dependem dos bancos centrais para garantir seu valor.
Seria possível ter dinheiro 100% eletrônico?
Para ter dinheiro totalmente eletrônico seria necessário replicar todas as características que o dinheiro físico possui através de um sistema puramente eletrônico. Essas características são :
- Indestrutibilidade
- Inalterabilidade
- Homogeneidade
- Divisibilidade
- Transferibilidade
- Facilidade de manuseio e transporte
Com essa aspiração, no dia 31 de agosto de 2008, Satoshi Nakamoto publicou um paper introduzindo a ideia do Bitcoin onde ele escreveu:
“I’ve been working on a new electronic cash system that’s fully peer-to-peer, with no trusted third party”,
Traduzindo:
“Eu tenho trabalhado em um novo sistema de dinheiro eletrônico totalmente ponto a ponto, sem a necessidade de um terceiro confiável”
Satoshi Nakamoto era totalmente desconhecido e seu paper foi recebido com grande ceticismo, ninguém acreditou que a ideia poderia realmente funcionar até porque outras tentativas já haviam sido feitas na tentativa de criar uma moeda digital. No famoso paper de 9 paginas Satoshi Nakamoto introduz o conceito da Blockchain que permitiria resolver o problema do gasto duplo sem ter um terceiro confiável para verificar e garantir as transações.
Assim nascia o conceito da primeira moeda totalmente digital que foi implementada e ganharia escala.
Explicarei o funcionamento da Blockchain em um próximo post.
Nasce o Bitcoin
No dia 08 de Janeiro de 2009, Satoshi Nakamoto disponibiliza a versão 0.1 do software do Bitcoin e nasceu ali a primeira moeda totalmente digital da história da humanidade.
Mas porque o Bitcoin foi criado?
Voltando ao ano de 2008, em plena crise econômica, uma notícia publicada no jornal The Times dizia que o Chanceler Britânico estava prestes a fazer o segundo resgaste do sistema bancário. Essa manchete foi simbolicamente incluída dentro do primeiro bloco da Blockchain, o chamado bloco Genesis e carrega uma mensagem muito importante que explica uma das principais motivações da criação do Bitcoin.
Era uma crítica ao sistema financeiro vigente. Satoshi Nakamoto queria criar um sistema financeiro alternativo que não dependesse tanto da confiança, que não dependesse de entidades centrais e que funcionasse de forma descentralizada.
Em um de seus posts intitulado Bitcoin open source implementation of P2P currency, Satoshi Nakamoto escreve o seguinte:
“The root problem with conventional currency is all the trust that’s required to make it work. The central bank must be trusted not to debase the currency, but the history of fiat currencies is full of breaches of that trust. Banks must be trusted to hold our money and transfer it electronically, but they lend it out in waves of credit bubbles with barely a fraction in reserve. We have to trust them with our privacy, trust them not to let identity thieves drain our accounts. Their massive overhead costs make micropayments impossible.”
Traduzindo:
“O principal problema da moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar. O banco central deve ser confiável para não desvalorizar a moeda, mas o histórico das moedas fiduciárias está cheio de violações dessa confiança. É necessário confiar nos bancos para manter nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em ondas de bolhas de crédito com quase uma fração de reserva. Temos que confiar neles com nossa privacidade, confiar neles para não deixar que ladrões de identidade drenem nossas contas. Seus enormes custos indiretos tornam os micropagamentos impossíveis”
O sistema financeiro vigente, por ser centralizado, permite que aqueles que deveriam ser os protetores do valor da moeda, os bancos centrais, acabem por violar essa confiança ao emitir mais moeda na tentativa de salvar o sistema financeiro de tempos em tempos. É como dar às raposas a chave do galinheiro. Satoshi Nakamoto queria permitir um novo sistema financeiro sem poderes centralizados devolvendo o poder para as pessoas.
O Bitcoin não foi a primeira tentativa
Apesar do que muita gente acredita, o Bitcoin não foi a primeira tentativa de se criar uma moeda totalmente digital. O Bitcoin foi resultado de muitos anos de pesquisa em ciências da computação, criptografia, redes distribuídas além do conceito de dinheiro eletrônico. Muitos trabalhos e projetos precursores do Bitcoin foram produzidos e foram viabilizaram as ideias e o desenvolvimento do Bitcoin. Abaixo podemos ver uma timeline da pré-historia do Bitcoin:
1976 – Whitfield Diffie and Martin Hellman – “Novas direções em criptografia”
1981 – David Chaum – “Correio eletrônico não rastreável, endereços de retorno e pseudônimos digitais”
1983 – David Chaum – “Assinaturas cegas para pagamentos não rastreáveis”
1988 – Timothy C. May – “Manifesto Cripto Anarquista”
1989 – David Chaum fundou o Digital Cash
1992 – Fundado o movimento Cypherpunks em São Francisco por Erick Hughes , Timothy C. May and John Gilmore
1993 – Eric Hughes – “O Manifesto Cypherpunk”
1994 – Timothy C May – “O Cyphernomicon”
1994 – Criação do “Cybercash”
1996 – Criação da “E-gold”
1997 – Adam Back – criação do Hashcash , um “algoritmo de prova de trabalho, que foi usado como uma técnica de contra-medida de negação de serviço em vários sistemas”
1997- Nick Szabo – “Formalizando e protegendo relacionamentos em redes públicas”– Contratos Inteligentes, Vulnerabilidades da terceira parte
1998 – Nick Szabo – “Protegendo títulos de propriedade com autoridade do proprietário” – Banco de dados com selo de tempo
1998- Wei Dai – Criação do “B-money” – “banco de dados descentralizado para registrar transações e usando um tipo de prova de trabalho (proof-of-work)”
1998 – Muitos moedas virtuais online na bolha do ponto com (Beenz , Flooz etc..) (1998 à 2001)
2001 – Demanda por moedas e mercados de Video Games
2004 – Hal Finney – “Prova de trabalho reutilizável”
2006 – Liberty Reserve – “serviço centralizado de moeda digital baseado na Costa Rica”
2008 – Satoshi Nakamoto – “Bitcoin um sistema ponto a ponto de dinheiro eletrônico”
Como podemos ver na timeline, tivemos muitos eventos importantes para embasar e inspirar a ideia do Bitcoin. Em negrito estão destacados os eventos mais determinantes na criação do Bitcoin.
Em 2010 Satoshi Nakamoto afirma que o Bitcoin foi a implementação da junção do HashCash (1997) e do B-money(1998) , dois projetos que nunca chegaram a ser implementados.
Primeira transação com Bitcoins
Hal Finney, criador do sistema reusable proof-of-work (RPoW) em 2004, um projeto que havia fracassado, baixou o software do Bitcoin no dia do seu lançamento e foi o primeiro a receber uma transação em Bitcoins. No dia 12 de Janeiro de 2009 ele recebeu 10 Bitcoins de Satoshi Nakamoto.
Primeira transação comercial usando Bitcoins
A primeira transação comercial conhecida utilizando Bitcoins ocorreu no dia 22 de maio de 2010. Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida, comprou 2 pizzas ao custo de 10.000 Bitcoins na pizzaria Papa John’s.
Laszlo criou uma publicação em um famoso fórum chamado Bitcointalk no dia 18 de Maio, propondo o pagamento de 10.000 Bitcoins por duas pizzas:
“Eu vou pagar 10 mil Bitcoins por duas pizzas, tipo duas grandes, de forma que sobre algo para o dia seguinte. Eu gosto de ter pizza sobrando para mordiscar depois. Você mesmo pode fazer a pizza e trazer até a minha casa, ou comprar de um lugar e pedir a entrega, mas o que eu quero é comprar comida em troca de Bitcoins, assim eu não tenho que pedir ou preparar. É tipo pedir uma bandeja de café da manhã em um hotel ou algo do tipo, eles levam algo para comer e você fica feliz!
Eu gosto de coisas tipo cebola, pimenta, linguiça, cogumelo, tomate, pepperoni, etc… Coisa padrão, sem coisas esquisitas tipo peixe ou algo do tipo. Eu também gosto de pizzas comuns de queijo, que podem ser mais baratas de preparar ou comprar.
Se você estiver interessado, deixe-me saber e nós podemos fechar um acordo.
Grato,
Laszlo”
Finalmente no dia 22 de maio 10.000 BTC foram enviados ao endereço 17SkEw2md5avVNyYgj6RiXuQKNwkXaxFyQ para a pizzaria Papa John’s que resolveu aceitar a proposta.
No momento que escrevo esse post, em valores atualizados, as 2 pizzas custaram R$ 500.779.300,00 e podem ser consideradas as pizzas mais caras da história.
Por conta desse evento, o dia 22 de maio passou a ser o dia mais importante da história do Bitcoin e é o dia em que se comemora o Pizza Day do Bitcoin.
Conclusão
Conhecemos um pouco da história do Bitcoin! Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, que tem sua identidade preservada até hoje, criou o Bitcoin para possibilitar um sistema financeiro descentralizado e sem a necessidade de terceiros para garantir a confiança. Apesar de não ter sido o primeiro projeto de uma moeda totalmente digital, o Bitcoin foi a primeira moeda digital que ganhou escala e vem ganhando cada vez mais espaço.
E você, conhecia essa história? Já negociou com Bitcoins? Ficou com alguma dúvida? Conta pra mim aqui nos comentários!
Parabéns Marcelão!!
Eu gostaria ter recebido 1 Bitcoin para ajudar o Satoshi nessa empreitada, mas infelizmente não era o Destino.