Bitcoin e o Lastro

Não confio no Bitcoin! O Bitcoin não tem lastro!

A maior parte das pessoas com quem conversei sobre o Bitcoin até hoje, me apresentaram como a primeira objeção o seguinte: “Bitcoin não tem lastro”.

Tenho alguma lembrança remota de algum momento da minha vida escolar onde aprendemos sobre dinheiro, moedas e o lastro. Não lembro detalhes desse momento mas lembro claramente sobre a explicação de que o dinheiro que utilizamos tem como lastro reservas de ouro em algum lugar altamente protegido.

O que é lastro?

Mas antes de entrarmos na questão do lastro do bitcoin, vamos entender o que é lastro.

Como estamos falando sobre lastro monetário, a primeira coisa que precisamos entender é a diferença entre dinheiro e moeda.

O que é dinheiro?

O dinheiro é a representação da riqueza produzida. Na época do escambo cada indivíduo produzia um tipo de riqueza (cultivo de alimentos, criação de animais, produção de ferramentas, etc) e trocava as suas riquezas pelas riquezas de outros indivíduos. O valor de cada riqueza era definido pelos indivíduos envolvidos nessa troca. O problema desse sistema é que nem sempre um indivíduo tinha interesse pela riqueza do outro e por isso era difícil haver escambo.

Logo, perceberam que algumas riquezas (mercadorias) eram interessantes para todos os indivíduos e ter esse tipo de riqueza permitia a troca por qualquer outra riqueza. Foi o caso do sal por exemplo que todos precisavam para cozinhar. Daí veio o nome salário, pois o sal era utilizado como meio de pagamento no império romano.

O que é moeda?

O sal era uma moeda. Moeda é algo que represente dinheiro e pode ser trocada por bens ou serviços. Uma cédula de papel de qualquer moeda do mundo, cartão de crédito, talão de cheques, etc, são moedas ou representam uma determinada moeda.

Uma cédula é uma promessa de conversão, ou seja, deveria ser conversível em uma riqueza como o ouro por exemplo. Em última instância deveria ser possível trocar as cédulas por alguma riqueza, ou seja, por dinheiro.

Finalmente o que é lastro…

Lastro é a riqueza que garante as promessas de pagamento feitas com a moeda. Em posse da moeda deveria ser possível tro

Como acabamos de ver, o lastro deveria ser a riqueza que poderíamos receber em troca da moeda. Nesse período o ouro ainda era utilizado como moeda de troca e os bancos emitiam as cédulas que eram certificados que podiam ser trocados por ouro.

Mais tarde os bancos centrais passaram a deter a exclusividade na emissão de moeda, que perdeu sua conversibilidade em ouro. O ouro deixou de circular como moeda e passou a ser apenas um ativo resgatável entre bancos centrais.

O sistema vigente até os acordos de Bretton Woods era a obrigatoriedade de se ter as reservas em ouro armazenadas para cada cédula ou moeda que fosse emitida pelos bancos. Isso impedia as práticas inflacionistas dos bancos centrais, pois não era possível emitir mais papel moeda sem adquirir mais ouro.

O fim do lastro

Depois dos acordos de Bretton Woods, foi convencionado que o dólar seria utilizada como lastro de todas as outras moedas e apenas o dólar teria seu lastro no ouro.
Foi assim até que em 15 de agosto de 1971 quando Richard Nixon, o 37º presidente americano, acabou com a conversibilidade do dólar em ouro e nesse dia o lastro deixou de existir.

Desde então todo o dinheiro do mundo é apenas papel moeda sem nenhuma conversibilidade pois ele pode ser convertido apenas em mais papel moeda que o próprio banco emite.

Nenhuma moeda tem lastro

Voltando ao ponto do artigo, a crítica de que o Bitcoin não tem lastro, que essa seria sua grande fraqueza, principalmente quando vem de economistas, demonstra um grande desconhecimento sobre o sistema monetário. Nenhuma moeda atualmente tem lastro, seja dólar, euro, real ou qualquer outra.

Até pode-se dizer que existe um lastro para as moedas atuais, que é o governamental através de leis de curso forçado, ou seja, os governos obrigam os cidadãos a utilizarem a sua moeda, mas esse não é um lastro legítimo, como veremos.

O ouro também não tem lastro

O ouro que por suas propriedades naturais e escassez é uma riqueza e foi utilizado como lastro das moedas, não tem lastro pois como já vimos ele é o próprio dinheiro.

As propriedades que conferem valor ao ouro, como citei no artigo A história do Bitcoin são as seguintes:

  • Indestrutibilidade
  • Inalterabilidade
  • Homogeneidade
  • Divisibilidade
  • Transferibilidade
  • Facilidade de manuseio e transporte

É importante termos essa noção do que confere valor ao ouro para entendermos o valor do Bitcoin mais à frente.

O lastro governamental

Voltando à ideia de lastro governamental que é o que defendem vários economistas, a grande falha nessa lógica se deve ao fato de que o governo garante a demanda pela moeda quando obriga sua utilização mas não garante a escassez na oferta pois ele pode controlar a emissão de moeda.

O governo portanto, não protege o valor da moeda, protege apenas a demanda por ela obrigando sua utilização, o que permite a conclusão de que as moedas não tem lastro nenhum no final das contas.

Bitcoin, o ouro digital

Finalmente chegamos ao que confere ao Bitcoin a possibilidade de ser considerado o ouro digital.

É aqui que podemos quebrar a principal crítica ao Bitcoin. O Bitcoin apesar de ser “apenas” um software, foi construído de forma que sua oferta é escassa, apenas 21 milhões de Bitcoins poderão ser minerados. As regras matemáticas ou criptográficas embutidas no software são o “lastro” do Bitcoin, pois garantem uma escassez autêntica. A quantidade máxima de Bitcoins é conhecida e não pode ser alterada.

O Bitcoin é totalmente descentralizado, ou seja, não existe nenhuma entidade que o controla, nenhum governo, nenhuma corporação. Como não existe um controlador central, não é possível alterar as suas regras unilateralmente.

Conclusão

O Bitcoin não tem lastro, assim como as moedas estatais também não, porém o Bitcoin tem características deflacionarias por natureza e lhe conferem a possibilidade de ser o ouro digital.

Fontes:

A verdade sobre o lastro do Bitcoin https://www.youtube.com/watch?v=EQzZYA980nA
Moeda não é dinheiro: https://www.efetividade.blog.br/moeda-nao-e-dinheiro/
Teoria do dinheiro: https://www.youtube.com/watch?v=clFOJPWHSDg
Bitcoin tem lastro? https://www.youtube.com/watch?v=g_yqYl6ZnHQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *